terça-feira, 16 de junho de 2009

Controlos e controlos


Ora começo com este post a minha participação neste blog, agradecendo desde já a oportunidade que me dão os outros 2 membros!
Sou um utilizador extremamente assíduo do sistema de transportes públicos de Lisboa, sobretudo das linhas suburbanas da CP e do Metro, possuindo mesmo um passe combinado dos dois. Na estação do Cais do Sodré, onde habitualmente faço a mudança comboio-metro, foi decidido por quem de direito instalar umas passagens controladas na passagem entre as plataformas e a estação do metro, para evitar que quem vem do metro entre directamente nas plataformas do comboio e viaje gratuitamente (velhos truques de carruagens e fugas do revisor incluídos). Como já é habitual, as pessoas tendem em não se habituar rápidamente a estas mudanças, além de que estas máquinas não aceitam os cartões verdes "Lisboa Viva", que são utilizados pela maioria dos passageiros, estando estes limitados a uma passagem, onde um fiscal da CP estará a ver se têm ou não título de transporte. Isto tem causado grandes filas junto a estas passagens, especialmente depois das chegadas dos comboios da CP e do Metro, que se tornam ainda maiores nas horas de ponta.
Penso que a CP deveria arranjar uma solução mais eficaz para controlar quem tem título de transporte ou não, como por exemplo pôr mais revisores por comboio.
Até lá, aconselho a todos os que viajam para/através do Cais do Sodré a arranjarem o passe, que apesar de algo despendioso (dependendo do que este inclui) vai evitar alguma demora nestas filas.

1 comentário: